A China revolucionária pós segunda guerra elegeu como líder um campon~es ignorante, grosseiro e brutal. Em 1951, sob a chancela de Mao Tse Tung os jornais chineses publicavam intermináveis listas de expurgo. Tais listagens contendo os nomes dos homens e mulheres acusados de contra-revolucionários eram fruto das suspeitas do PC chinês pela conduta dos cidadãos ou simplesmente resultado da denúncia feita por membros das bases do partido comunista interessados em prejudicar desafetos. Após a queda do Kuomitang; exército pro ocidental liderado por Chiang Kai-Shek, que posteriromente à derrota refugiou-se me Taiwan; a 21 de fevereiro de 1953 Mao Tse Tung deflagrou a Campanha dos Cinco Anti. Editando nova regulamentação para os castigos a serem aplicados contra os inimigos do estado. Essa regulamentação estabelecia pena de morte ou prisão perpétua para grande variedade de "crimes" assim consideradas as transgressões por mais leves que fossem às orientações e diretrizes linha dura do pc chinês sob a ótica maoísta.
Seguindo um modelo monumental para a realização de eventos reunindo grande população, todas as grandes cidades de uma China carente quanto à industrialização de toda espécie, promoviam imensos comícios. Palco circense onde eram denunciados e sentenciados publicamente os inimigos do regime. De 1949 a 1957 oitocentas mil pessoas foram enquadradas nalgum artigo da bizarra lei. Desse total cento e trinta e cinco mil foram sumariamente executados.
Mao Tse Tung, personalidade controversa dentro do próprio partido, elevado pela propaganda oficial ao título de filósofo, em realidade era um bronco, sem instrução, obsecado por atrizes como a recalcada e canastrona - mas bela, Ching Chiang, com quem foi casado por mais de vinte anos. Mao Tse Tung "filósofo" produziu pérolas de sabedoria como estas:
"- Nós não devemos seguir cegamente a União Soviética... Cada peido tem uma espécie de cheiro e não podemos dizer que os peidos Soviéticos cheiram bem."
Certamente o premier Soviético Nikita Khruchtchev não seguia a doutrina investigativa e prática de cheira-peidos do truculento líder chinês. Três anos depois desta declaração gasosa Mao soltou outro petardo de budum enquanto falava ao politburo admitindo o fracasso de um plano desenvolmimentista chamado Grande Salto iniciado nos anos 50. Época da conturbada reforma agrária chinesa:
"- Camaradas, vocês devem analisar a própria responsabilidade. Se vocês devem cagar, caguem! Se vocês devem peidar, peidem! Vocês se sentirão melhor assim!"
Conforme a tradição cultural chinesa não há nenhum problema falar abertamente sobre as funções ou disfunções fisiológicas em público. Todavia essa fixação de Mao leva a crer que se tornou parte da doutrina maoísta evada muito a sério na China pós revolução - e cagada, cultural.
A julgar pela poluição onipresente. Devastação ambiental, degradação do regime comunista e um parque fabril a caminho do sucateamento, sem falar no absurdo acréscimo populacional causador de tremendo constraste entre os trezentos milhões de indivíduos pertencentes às elites sociais, capazes de adquirir bens e seus "vassalos". Um contingente de aproximados um bilhão de pessoas, esperançosos quanto a ascenção a um degrau mais próximo aos novos mandarins da China. Um bilhão de seres vivendo nas rebarbas da revolução que tanto faz eclodir fábricas onde não havia nada quanto faz desaparecer plantas fabris da noite para o dia. Essa massa operária age, à força, de acordo com a doutrina do partido comunista chinês. O governo da China limita a natalidade a um filho por família, de preferência do sexo masculino, interferindo diretamente com toda forma de censura na vida desses cidadãos que continuam literalmente "na merda". Sanitários na China são um conforto que ainda guarda certos ares de novidade. A grande massa se alivia em vasos, baldes, moitas ou latrinas que não passam de buracos no chão. Para esse bilhão e lá vai fumaça de chineses, agitadores de bandeirinhas, claque coreografada, torcedores obrigatórios de discursos infindáveis, partidas de ping pong e desfiles semanais eu desejo a boa sorte de poder contar com um rolo de papel (invenção chinesa) higiênico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário