Algumas das coisas pelas quais tenho manifestado meu apreço devido a sua extrema utilidade são duas ferramentas eletrônicas. Dois softwares online disponibilizados gratuitamente pelo Google. O primeiro é o Google Docs. Uma planilha de edição de texto muito parecida com o word. Através do Google Docs qualquer pessoa tem a possibilidade de digitar textos, editá-los e armazená-los dentro do próprio Google. Pode ainda compartilhar os textos se assim desejar. Arquivá-los e trabalhar neles depois sem precisar importar para dentro do computador, coisa que é perfeitamete possível. A outra ferramenta disponibilizada pelo Google é a biblioteca virtual. Funciona da seguinte maneira: As pessoas que necessitam pesquisar livros raros e antigos, ou somente querem constituir uma biblioteca contendo os clássicos da literatura universal e não possuem recursos financeiros para adquirir fisicamente os livros, podem se valer do Google Books. Basta cadastrar-se, criar uma conta gratuita e procurar pelos títulos ou autores que lhe interessam, o Google se encarrega de encontrar e adicionar a sua biblioteca livros que foram digitalizados nas bibliotecas de universidades e fundações ao redor do mundo.
Na minha opinião essa iniciativa democrática do Google possibilitando acesso irrestrito e fácil aos livros se revela categoricamente uma ação favorável à cultura e educação. No Brasil sabe-se que bibliotecas como a da USP e da UNICAMP estão fazendo o mesmo. Digitalizando seus acervos a fim de disponibilizá-los na web. A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro também está em vias de digitalizar seu acervo, porém esbarra nos trocentos entraves da vida burocrática desse país de chefetes e "donos" de carimbo em repartições públicas. Afinal toda traça precisa de ao menos um dia de mando na vida. Onde seja mais do que um Barnabé empedernido. Mas, como dizia, a atitude sem par do Google demonstra uma consciência que, me corrijam se estiver errado, demanda algo mais além do lucro puro e simples. Coisa que esse gigante da web tem e de sobra.
Não esqueçam: Google Docs e Google Books; ferramentas indispensáveis para quem não tem grana, mas que possui sede de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário