(Estátua da Justiça esculpida por Raul Costa Sobrinho, na fachada do Parlamento Português)
Lugar de trote violento é no prado. Quando bate o sino da última volta o condutor fustiga o cavalo e a charrete dispara. Nesse momento o trote se intensifica. Os músculos poderosos do animal mantem um ritmo acelerado de trote, que no entanto não pode - devido a estrutura da charrete (trole), passar a galope sem o perigo de tombar o carro.
A pista de trote tem um formato ovalado com duas curvas fechadas ao fim de cada uma das duas retas longas. Nessas pistas os conjuntos desenvolvem grande velocidade.
Mas o trote mencionado aqui nada tem em comum com o esporte praticado pelo "auriga" (condutor de bigas) Ben Hur - épico cinematográfico homônimo do herói interpretado por Charlton Heston. Nosso trote diz respeito aos universitários. E, para resumir toda polêmica suscitada em programas de rádio e televisão numa sentença única: Quando perguntaram ao mestre confucionista Lao Tsé, fundador da filosofia taoísta, se a a maldade deveria ser retribuída com bondade ele respondeu o seguinte: "- Se pagarmos a maldade com bondade, com o que pagaremos a bondade? A bondade deve ser retribuída com bondade e compaixão, a maldade deve ser paga com a justiça."
Transposta para o esquematismo ignóbil de nosso pensamento ocidental o luminoso esclarecimento do mestre Lao Tsé poderia encontrar a seguinte fórmula reduzida:
Deliberar, julgar e punir o dolo de ações perpretadas por um indivíduo ou um grupo em relação a outra pessoa ou outro grupo é mister exclusivo da justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário