Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

30 de jul. de 2008

Olimpíadas de Pasquim

Os sapatos da China
Na China imperial, uma moça casadoira a fim de arrumar bom partido deveria pssuir algumas virtudes: Conhecer a arte da dança, do canto, do chá. Ser modesta, obediente a sogra, ao pai do marido e ao marido, e, a principal de todas as virtudes, não importando sua estatura, tinha obrigatoriamente de ter pés pequenos. Era um fetiche chinês. Pés pequenos significavam garantia de um marido com tesão, e assim um casamento bem sucedido. Para observarem essa virtude as meninas chinesas, principalmente as de classes abastadas, aristocratas, desde tenra idade eram submetidas à práticas torturantes. Lhes amarravam os pés em formação com tiras de seda bem apertadas, evitando que crescessem. O resultado disso: dor e deformidades. Mas vantajosos contratos nupciais.
A Olimpíada de Pequim 2008 traz uma novidade, não se trata de pés pequenos, mas de um acessório que será parte obrigatória do equipamento individual dos atletas. Trata-se de uma máscara contra gases... Há mais ou menos três décadas os chineses habitantes dos grandes centros populacionais respiram diariamented "monóxido de carbono granulado" no lugar de oxigênio.
Esta será a Olimpíada do "fumacê". Em provas que exijam acuidade visual como tiro e arco e flecha os competidores só poderão visualizar os alvos através de um sensor de visão infravermelha com teleobjetiva. Corridas serão disputadas conforme os parâmetros utilizados para as provas de deficientes visuais. Haverão guias especialmente treinados e equipados acompanhando cada competidor a fim de mantê-lo dentro dos limites de sua respectiva raia para evitar desclassificação.
Tais orientadores guiarão os corredores através da neblina expessa, a atmosfera quase sólida de Pequim.
Os nadadores não enfrentarão a usual resistência da água, e sim algo num grau mais acentuado. Ao invés do prosaico composto H2O acrescido de cloro as piscinas chinesas contém partículas em suspensão que tornam o meio líquido numa espécie de areia movediça fedorenta. Nenhum problema para uma maioria populacional que urina e defeca em baldes.
(...) Se apenas parte do dinheiro investido na construção de vilas Olímpicas e infra-estrutura necessária às competições fosse destinado para obras como saneamento básico, despoluição, habitação e saúde, a China aclamada por alguns como o último bastião comunista (o que é falso) contaria com o respeito de sua gigantesca e maltratada população. Egressos do meio rural. De campos erodidos, de várzeas de arroz tomadas por lagos formados por barragens hidrelétricas, os camponeses se aglomeram em cortiços nas periferias de grandes megalópoles chinesas. Imensos favelões sem esgoto, com gatos de energia e água. Amontoados humanos que fazem a Rocinha - maior favela da América no Rio de Janeiro, parecer um bairro de classe média alta. Esses sem terra chineses promovem verdadeiro cerco ás cidades desenvolvidas como Xangai e Pequim atrás da oportunidade de trabalho em fábricas de bugingangas como pentes , leques e botões, (nehuma fábrica ocidental produz tais coisas). Trabalham doze ou catorze horas seis dias por semana sem direitos trabalhistas e por alguns trocados. Massa de gente mal remunerada, grande parte semi-analfabeta, são um enorme contingente sufocado por um regime híbrido entre dois sistemas contraditórios. As regras político-judiciais correspondem ao arcabouço totalitário maoísta, já a economia persegue desesperadamente moldes capitalistas numa expansão desenfreada do que tem sido chamado "milagre chinês". Mas tal expansão, ao contrário das máximas arrazoadas e o bom senso confucionista marcha acelerada rumo a um futuro nada promissor.
Talvez os comunistas de fachada dessa nova e piorada China dos Pandas e da gripe aviária tenham ido longe demais no afã de seguir à risca as determinações do ditador Mao Tse Tung, que filosofava: "-Uma jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo". Na nossa visão ocidental talvez disséssemos que tal jornada se inicia com o arrumar da bagagem; das provisões e dos sapatos. Ah! Os sapatos...

Nenhum comentário: