Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

20 de fev. de 2010

O PASSEIO DA IV FROTA


Li, não recordo onde, um artigo muito interessante sobre o passeio da IV Frota Naval dos Estados Unidos pela Baía da Guanabara em janeiro de 2008. Lembrei imediatamente de um daqueles filmes antigos de comédia, tipo "gag" ou "vaudeville" baseados em tropeções e correrias, protagonizados por Leslie Nielsen: Corra que a polícia vem aí. Pois senhoras e senhores, senhoras e senhores a polícia está em nossa porta. Vem com contingente considerável. Porta aviões cujo montante de aeronaves equivale a três forças aéreas brasileiras no quesito preparação e qualidade de equipamento. Vem com fragatas anti-aéreas, cruzadores e destróires lança mísseis. Mísseis com capacidade de alcance para atingirem qualquer ponto do território latino americano lançados do Atlântico ou do Pacífico. Vem com submarinos nucleares cuja missão principal é: "Patrulhar e proteger as rotas decomércio internacional!" Enfim, a IV Frota estadunidense não faz nada mais do que proteger aquilo que é um patrimônio valioso para os Estados Unidos, claro. Os campos petrolíferos marinhos do Brasil e a biodiversidade amazônica.
Enquanto os paspalhos ladrões limpam os cofres públicos em Brasília, e seus correspondentes provincianos (deputados estaduais, vereadores, etc.) tentam, com sucesso - diga-se de passagem, fazer o mesmo nos rincões deste país, a grande águia amola seu bico adunco e suas garras tentando garantir o futuro sustento das suas crias...
Todavia todos são da opinião de que o Brasil é um eterno pacifista. Não podemos
incorrer em corrida armamentista. Então temos de nos sujeitar ao que eles querem. Tenho dito.

Nenhum comentário: