Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

3 de dez. de 2010

RATO NO TUBO

No SBT do Silvio Santos tem um programete pra crianças, passam desenhos bacanas, as crianças telefonam concorrem a brindes muito bons: playstation III, psp, carrinhos de controle remoto, computadores, bicicletas, celulares... Uma beleza. Queria mesmo ligar. Fico com vergonha do Yudi, nome do apresentador pré adolescente ou da sua colega Priscila perguntarem, perguntinhas de praxe: - Quem tá falando?

Eu, tentando disfarçar a voz, pensando em parecer mais jovem. Coisa impossível pra quem conhece minha voz abaritonada e alta: - É Alexandre.
- Cê fala de onde Alexandre?

Eu: - To falando do Rio de Janeiro, mas sou Sul Rio-Grandense...
- Ah, beleza! Diz Yudi meio desconcertado... Você costuma assistir o programa? Quantos anos cê tem?

Eu: - Costumo sim! Tenho 45 anos, por quê? Tem algum problema em um cara adulto, um cara maduro, ficr olhando desenho na televisão e ligar pra tentar a sorte no Rato no Tubo?

- Ah, não. Legal. Nada a ver, tudo bem... desconfortáveis... é que ninguém nunca ligou, a gente estranha. Bem o Alexandre, cê conhece a prova do Rato no Tubo?

Eu, num guentando mais: - Conheço. Conheço desde que me conheço por gente. E tem muito rato dentro desse tubo, cuidado! Tu podes agora mesmo estar te metamorfoseando em rato. Cuidado com os tubos, catódicos ou não catódicos. Vocês sabem o que é um tubo catódico?? De raios catódicos?

Eles: - Hã??? Num sei não...
Eu: - É o primeiro efeito...
Eles: - Que efeito Alexandre?
Eu: - Da metamorfose em rato.
Eles: - Por quê?
Eu: - Os ratos desistem de aprender coisas que não se refiram à comida, e às trilhas de migalhas.
Eles: - Ahhh! Entediados... Mas Alexandre! Você já escolheu o rato??
Eu: - Não, não escolhi nenhum rato não. Não quero nenhum rato. Prefiro felinos, os gatos são grandes auxiliares dos homens historicamente. No Egito antigo havia uma deusa gato: Bastit. Sem os gatos os egípcios não conseguiriam manter estoque de cereais por conta do ratos. Talvez por isso a biblia relate um perído de fome no Egito antigo no tempo de Ramsés.
Eles chateados: - Alexandre, infelizmente acabou seu tempo... Tchau, tchau.

Por isso eu não ligo pro programa Bom Dia & Cia. Justamente por conta de que meu tempo acabou há alguns bons anos...

Um comentário:

Unknown disse...

Meu caro, detesto atrapalhar teus devaneios e estragar teu argumento, mas eles filtram essas chamadas, tu não cai direto no ar falando com os apresentadores. Por esse motivo, mesmo que tu tentasse participar do programa, não conseguiria... Lamentável!

Mas o texto está muito bom!;)