Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

19 de fev. de 2011

Re: FX2: Proposta Gripen NG-BR - 2


                                                                jgbonin.blogspot.com

Quanto a escolha para o novo caça  da FAB (arenga bastante demorada - há 5 anos), a questão é bastante complexa, e, creio que seu desenlace dependa exclusivamente dos tramites políticos. Em detrimento das necessidades práticas de uma nação gigantesca e rica em recursos naturais como nosso amado Brasil... Se não temos ainda hoje forças armadas bem equipadas e prontas a intervir em situações críticas na defesa de nossa soberania e interesses, isso se deve a um fato conhecido: sem a chancela de Washington os países aliados dos Estados Unidos não teem liberdade de implantar políticas importantes, principalmente na área da defesa. Ah mas, para muitos de nós esse quesito de ordem "hierárquica" não passa de lenda urbana. Pois bem, assim sendo poderíamos ter, quem sabe? buscado articulação com a Rússia no sentido de participar de seu programa avançado para um caça de 5ª geração  o PAK 50. Que, ao menos no nome estaria de acordo com plano desenvolvimentista de crescimento. Um de tantos planos responsáveis pela manutenção do governo do PT. Ou ainda teriam saído do papel nossos acordos com a Ucrânia visando utilizar sua tecnologia de foguetes lançadores de satélites, e, nossa bem situada (cobiçada & sabotada) base de Alcântara estaria operando. Mais que isso, estaria gerando receita, pois a posição geográfica favorece muito o lançamento... Meus caros, a questão do programa FX 2 é, infelizmente, um  embrulho gigantesco de interesses internacionais que suplantam em muito nossa capacidade de gerenciamento da soberania... Como "não disse" o general De Gaulle: "Esse (o Brasil) não é um país sério". Se fosse não teria estado à beira de uma guerra com a França em 1961 (a contenda se arrastoo  até 1963) por conta da captura ilegal de lagostas no mar territorial do Brasil. Não teria estado à beira do conflito simplesmente por possuir na época um marinha forte e bem equipada e não velhos navios norte americanos, refugo da segunda guerra. Que, conforme alguns especialistas, por se tratar de material arrendado, não poderia enfrentar as forças francesas num conflito. Afinal a França é um país aliado dos Estados Unidos, arrendatário da "sucata", à época desse ridículo contencioso.

Um comentário:

Unknown disse...

A situação é no mínimo constrangedora meu caro Alexandre. Não sou a favor das forças armadas, se dependesse de um movimento meu para que deixassem de existir (a exemplo da Suiça e do Japão, entre outros), já seriam história. Acredito que outras armas existem hoje capazes de enfrentar os inimigos causando mais temor que bombas e canhões. Mas não vem ao caso, se as forças desarmadas brasileiras existem, que se justifiquem sendo ao menos soberanas.

Forte abraço!