Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

11 de nov. de 2011

BOBO CANSADO

...eis que, não sou cabal, nada em mim é perene, nada é pronto, nada é exato, nada é perfeito. Não posso corresponder às expectativas de outrem, nem às minhas expectativas, senão às expectativas do tempo. A essas correspondo involuntário. Morrerei, serei esquecido, dissolvido no caudal autófago do tempo que há de consumir a si mesmo até não restar nada desse cosmo em expansão onde o calor fatalmente deixará de existir tornando a vida orgânica inviável.
Eis que, redundante e contraditório não hei de moldar-me ao gosto de outrem para satisfazer sua necessidade por uma criatura diferente de modos e hábitos melhores, e, se por um momento só, seguindo a máxima confuciana "há de ceder para alcançar sabedoria" aquiesci, cedi, contemporizei... ora, diante da insistência das solicitações de uma plateia mui exigente, potencialmente reformadora do texto apresentado em minha peça "vitae", vou ao proscênio, dispo a juba, a máscara, os costumes bufos. Esfrego o rosto removendo a maquilagem, e, despido de todo adereço declaro: eis-me. Se vos agradar era meu intento, possa eu dizer a vós: não sou um egoísta conforme jurastes. Não sou um covarde como testemunhastes. Não sou um patife novelesco, ou herói de fancaria. Sou um homem comum. igual a todos os demais em vícios e virtudes, e, não ousai vós trazer à discussão o disparate de comparar-me aos santarrões ou aos velhacos. Poupai-me de vosso orgulho. Poupai minha paciência de vossa presunção consumidora, capaz de declarar-se defensora ilibada da verdade absoluta. Quando a verdade é toda fábula rendida na palavra que sai de vossa boca como uma sentença justa. Tão real quanto vossa imaginação permite. Não imputai a mim culpa exclusiva. Sabeis vós que a medida com que me medis não a uso para vos medir por não ser vosso adversário mas, que cansei da farsa, e dessa comédia de erros onde apenas eu visto os trajes bufos do truão e realizo piruetas enquanto vós, da plateia, não vos inclinais a aplaudir.

Nenhum comentário: