Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

14 de nov. de 2011

CIRCENSES







O circo, representação do mundo. No picadeiro desfilam maravilhas. Exótico, o circo representa o mundo... Pode o mundo oferecer espetáculo inofensivo? Não. Também isso não pode cumprir o circo. Pois a crueldade permeia o homem, impedindo-o divisar com clareza a fronteira convencionada entre realidade e fantasia, magia e efeito cênico, generosidade e perfídia. Dentre as atrações circenses estão os palhaços.
Homens apresentados com a cara pintada. Roupas bufas, modos truanescos, alegam evocar alegria. Confundem-nos. O histriônico da demência parece aflorar daquele riso tirado á força. Os palhaços: saltimbancos, bufões. Como de resto todos os atuadores sob a gigantesca lona. Grotescos seres dionisíacos que buscam no ridículo, no inusitado, provocar gargalhadas.
O circo é o mundo. Tal e qual no mundo as gargalhadas são breves. Igual aos homens sisudos & taciturnos, chega um dia quando os alegres palhaços se cansam de sorrir.

Nenhum comentário: