Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

20 de nov. de 2014

A VENDA DE INDULGÊNCIAS, OU: CADA PECADO TEM SEU PREÇO:


A pequena lista foi publicada por volta de 1513. Durante o papado de Leão XIII. Sim, a resumida lista com poucos itens abaixo é parte de um rol muito mais extenso. Nesse codex, nesse “libratum” estão discriminados por ordem de grau e importância, os valores os preços e taxas a serem pagos pelos clérigos à sé católica romana – representante do cristianismo no ocidente, a título de eximir-se de culpa e pecado. Não muito diferente do que hoje praticam os cultos neo pentecostais. E, mesmo em alguns casos a igreja católica romana. Ou seja, é uma putaria dos diabos:
1. O eclesiástico que incorrer em pecado carnal, seja com freiras, primas, sobrinhas, afilhadas ou, enfim, com outra mulher qualquer, será absolvido mediante o pagamento de 67 libras e 12 soldos.
2. Se o Eclesiástico, além do pecado de fornicação, pedir para ser absolvido do pecado contra a natureza ou bestialidade, deverá pagar 219 libras e 15 soldos. Mas tiver cometido pecado contra a natureza com crianças ou animais, e não com uma mulher, pagará apenas 131 libras e 15 soldos.
3. O Sacerdote que deflorar uma virgem pagará 2 libras e 8 soldos.
4. A Religiosa que quiser ser abadessa após ter se entregado a um ou mais homens simultaneamente ou sucessivamente, dentro ou fora do convento, pagará 131 libras e 15 soldos.
5. Os sacerdotes que quiserem viver em concubinato com seus parentes pagarão 76 libras e 1 soldo.
6. Para cada pecado de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo.
7. A mulher adúltera que pedir a absolvição para se ver livre de qualquer processo e ser dispensada para continuar com a relação ilícita pagará ao Papa 87 libras e e 3 soldos. Em um caso análogo, o marido pagará o mesmo montante; se tiverem cometido incesto com o próprio filho, acrescentar-se-ão 6 libras pela consciência.
8. A absolvição e a certeza de não ser perseguido por crime de roubo, furto ou incêndio custarão ao culpado 131 libras e 7 soldos.
9. A absolvição de homicídio simples cometido contra a pessoa de um leigo custará 15 libras, 4 soldos e 3 denários.
10. Se o assassino tiver matado dois ou mais homens em um único dia, pagará como se tivesse assassinado um só.


Para saber mais:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_de_indulg%C3%AAncias
Fonte da Imagem: http://www.paraclitus.com.br/wp-content/gallery/fotos-falsa-doutrina/luther-vor-cajetan.jpg

Nenhum comentário: