Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

21 de jun. de 2009

MUITO ALÉM DO ORKUT

www.imagesgoogle.com
Toda vez quando surge uma pequena chance de democratização da educação e da cultura, rapidamente os "velhos coveiros do carnaval", como bem os classifica Aldir Blanc começam a urdir seus planos em segredos. Com atos secretos & decretos que esbofeteiam a cara do "polvo": esse um ser tentacular, anamorfo, quase subjetivo. Atualmente entre um escândalo do senado, outro da câmara dos deputados e, de quebra algum sururu estadual - que ninguém quer perder essa "carreira" (risada prazerosa em off); a bola da vez é creditar ao Google e ao Orkut a responsabilidade por todas as perversões do mundo. Seguindo um raciocínio "patrulhar" yanque, querem por ato ou medida provisória aplicar cerceamento à liberdade do Orkut e fiscalizar o Google. Práticas essas comuns no Irã e na China, só para citar dois exemplos.

Coisa é que sem o advento miraculoso do Google Books eu, modesto pesquisador, escritor, estudante, não teria acesso às raras publicações nacionais e internacionais que contam mais de setenta anos, e, por força de lei teriam (na prática selvática de um governo inerte quanto a educação não é assim) de ser disponibilizadas gratuitamente à todos os interessados. Explico: os direitos à propriedade intelectual contemplam o autor ou detentor do chamado "copyright" a recolher dividendos por exatamente 70 anos a contar da publicação ou gravação da obra. Após esse período torna-se domínio público.

Mas no Brasil sil sil das mulheres fruta (cabeças de porongo) celebridades instantâneas não é assim. Primeiro a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro - que promete mas não cumpre, não disponibiliza online nada que valha a pena para um pesquisador inscrito. Segundo, os livros solicitados aparecem como disponíveis em lojas e livrarias. Marcados e etiquetados com preço bem à vista. Porém amigos, há a maravilhosa ferramenta do Google Books. Basta cadastrar-se: Voilá! O Google disponibiliza online livros e mais livros raros e raríssimos para serem copiados, gravados ou só armazenados na sua biblioteca virtual.

Curioso sobre a procedência dessas obras fui investigar quem as tinha digitalizado e posto a circular de forma absolutamente democrática na web: pois bem senhores e senhoras meus vizinhos que lêem esse "anedotário"; tratando seriamente a educação e o ensino os responsáveis por essa iniciativa realmente venerável são as universidades de Harvard, UCLA, Sorbonne e outras tantas instituições sérias dos Estados Unidos, Canadá e Europa preocupadas e interessadas para com a cultura e a educação. Quanto às universidades do Brasil, até tentam fazer o mesmo. A USP e a UNICAMP de São Paulo iniciaram um tímido projeto de digitalização de seu acervo. A bibliteca Nacional, como já disse, põe tantos impecilhos para um download, tanta buracracia e formalidade, que o sujeito desiste logo.

A canalhice demanda muita falta de vergonha. Sem nunca terem mencionado em entrevistas o lado absolutamente democrático do Orkut e do Google os políticos malandros, salafrários deste feudo de bananas d'onde infelizmente não saí quando era tempo, vão no "vai da valsa" enrolando e procurando chifre em cabeça de cavalo. Que vão cuidar da roubalheira generalizada e tentar botar na cadeia a camarilha sem freio sanguessuga do povo deste país, e deixem em paz a única ferramenta realmente democrática que temos e da qual nos valemos para fins de ilustração e educação. Tem lá suas mazelas esse Google e esse Orkut? Tem. Mas democracia é exatamente isso: discordar do ponto de vista do outro, defendendo o direito dele a expressar esse ponto de vista até a morte! (E esta lição democrática aprendi com o grande mestre Voltaire!)

Nenhum comentário: