Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

29 de dez. de 2008

Camarão é a mãe!


" Assassinaram o camarão..." Cantava o grupo Os Originais do Samba. E entre os seus integrantes estava o saudoso - esse sim engraçado, trapalhão Mussum. Pois não é que para minha surpresa, desde a aquisição de meu novo celular tenho recebido chamadas de pessoas desconhecidas perguntando por um tal camarão.

- Alô! É o camarão? Perguntam.

- Aqui não tem nenhum crustáceo.Respondo.

- Alô camarão. Insiste um outro. Ea réplica desejada por mim não sai. Afinal não serei gratuitamente ofensivo com alguém a troco de engano. Só respondo:

- Liga pro nordeste. Criação intensiva é lá.

Contudo, mesmo em se tratando de uma turma polida essa dos crustáceos, equinodermos e moluscos todos amigos e parentes desse um tal camarão, são impertinentes. Não abandonam os modos ruins, os vícios da má educação pelos quais os brasileiros sõa famosos mundo afora. Ligam para meu celular e têm a desfaçatez deperguntar:

- Quem fala?

Ora pelotas! Se não sabe para quem ligou por que efetuou a chamada? Se não tem certeza então pergunte demaneira educada:

- Este é o número de cicrano?

Mas, coincidência ou não meu apelido de escola era tubarão. Por conta de eu ser torcedor do Colorado e haver no Grêmio um centro avante meu xará, Alexandre Tubarão. As coincidências param por aí. Entre eu e esse camarão requisitado há um oceano (se permitem o trocadilho) e meio de distância. Afinal o camarão é um crustáceo pertencente à ordem dos decápodes podendo habitar águas doces ou salgadas. Já o Tubarão trata-se de um peixe aparentado das arraias, e, no caso do "Carchanodon Carcharias" (tubarão branco) na ilustração, se encontra no topo da cadeia alimentar oceânica. Embora, frequentemente as orcas não respeitem essa hierarquia, e tenham por mau hábito caça-los.

E pra finalizar essa arenga toda: Camarão é a mãe!