Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

4 de abr. de 2009

BRASIL SIL SIL SIL


Ouvi barbaridades da boca de quem deveria prezar a liberdade e ter consciência da inutilidade da força contra aqueles contrários à tirania. Ouvi da parte das pessoas mais simples o quão benéfica foi a ditadura militar brasileira. A ordem pública enfim respeitada. Segurança e saúde para a população...
Diante desse quadro de terra arrasada a única coisa cabível a mim foi baixar minha cabeça e dizer baixinho: eles venceram. Conseguiram implantar o ideal burgês do controle e da sociedade classista onde pobre e ignorante, localizado na base da pirâmide social, carrega seu monstruoso fardo nas costas. Tudo isso mantendo a fleugma. Fazendo de conta que "está bem levinho doutor. Muito obrigado doutor. Quer pisar na minha cara pra mode de não sujar o sapato doutor?"
Foram tantos os despautérios que ouvi, já não cabem cá neste espaço diminuto. Gente de toda sorte prejudicada pelos anos e anos de atraso gerados pela ditadura. Só para citar uma única sequela da ditadura, basta dizer que na década de sessenta havia uma florescência da intelectualidade nacional formando opinião dentro das universidades. De modo abrupto e truculento a ditadura extirpou qualquer possibilidade do país possuir toda uma geração de pensadores críticos, capazes de reestruturar o ensino e por avante a ciência no Brasil. Muitos foram exilados, muitos foram presos, muitos torturados e alguns mortos.
Caso essa consequência da ditadura não seja bastante para que não a tenhamos desejado jamais, e, essas pessoas, simples ou não, humildes e ignorantes ufanistas de um regime que não conheceram a fundo por não sentirem suas mazelas, ainda achem positivo todo processo da tirania imposta pelos militares, que se calem! Não reclamem da baixa qualidade de ensino ofertada pelas escolas públicas. Não protestem contra o poder judiciário amarrado por leis arcaicas cuja possibilidade de chicana dá margem a todo corrupto do colarinho branco safar-se. Não reinvindiquem um legislativo mais atuante e não corrupto. Não se queixem de uma saúde pública decadente. Porque tudo isso teve como pedra fundamental a ditadura que vigiu por mais de vinte anos nesta nossa Pátria amada salve!salve!

Nenhum comentário: