Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

12 de abr. de 2009

A MÁGICA DO ESQUECIMENTO

Gérbera - Fonte da imagem: fotosdeflores.blogspot.com

"Nos primeiros dias, semanas de vida extra-uterina temos a impressão de estarmos drogados. A luz direta nos fere as retinas tornando-nos arredios e irritadiços. Sons estrondam e reverberam por toda parte assustando-nos, o gigantismo do mundo, afrontando nossa frágil pequeneza se encontra fora de qualquer possibilidade de entendimento ao acordo da nossa proporção. Nos primeiros momentos de vida fora do útero, perdemos alguma coisa. Um contato, uma ligação tão profunda com a mãe, que suponho eu, capacitasse-nos por algum tempo chegar ao cerne do criador. Aonde as paixões se saciam; porque se acalmam ou extinguem, e os mistérios se resolvem por mágica ou esquecimento.
Nos instantes seguintes ao nascimento abandonamos a percepção reflexiva dos estímulos filtrados por nossa hospedeira para mergulharmos num sem fim de sensações. Nos embriagando, estimulando, entontecendo. Nos exaurindo. Provocando-nos cansaço pelas tentativas falhas de impormos ordem ao desconhecido." (Excerto de meu livro, não publicado: Morpheu)

Seria cômodo banir o dramalhão. As paixões se resolveriam por mágica ou esquecimento. Eu cá não teria ímpetos e rompantes de fúria por qualquer simples e irrisório fato. Não impediria meu coração de tomar novos rumos, desoocupando-o de apenas fruir prazeres miúdos e egoístas como agora está. Satisfeito mesmo, pimpão, perdido entre milhares de folhas brancas ou desbotadas. Resmas de folhas inteiras e aos pedaços onde anoto isso e aquilo e mais aquele outro. Informações, referências, nomes os quais depois esqueço. Palavras chave, fundamentais, achados preciosos quando as encontro e um ou dois dias depois ao relê-las, ao revisitá-las simplesmente não me recordo qual alusão elas evocam. Cai sobre mim completa amnésia e vão parar no cesto de papéis. Impiedosamente, aquelas palavras de sentido ignorado, e, que em momentos de impulso anotei com mão trêmula apressado, percebe-se pela letra garranchada, num momento faziam sentido agora vão para o lixo. Tudo cessaria se eu pudese (e quisesse) me valer do esquecimento ou da mágica.

Nenhum comentário: