Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

13 de jul. de 2009

CAMPO MINADO

www.images.google.com





A sensação é bem essa: andar sobre um campo minado, tal a sorte de armadilhas a espera dos incautos caminhantes... Os caminhantes somos nós, a massa que constitui o organismo coletivo chamado povo. Segundo a definição muito apropriada de meu amigo - talentoso escritor, Lima Trindade: o povo é como "um ser anamorfo". E passivo, conquanto haja vale bóia, vale gás, vale tudo! Anamorfos, exatamente assim devemos nos sentir após a série de explosões que converteu nossos ossos, músculos, tendões e sangue numa pasta, quiçá num patê comestível a ser degustado pela plenipotente classe social deste país que pode ,e, como diria a sábia boneca Emília personagem de Monteiro Lobato, despode como bem quiser. A serviço desta elite rapineira de falsa origem aristocrata, que flana ao som de músicas ridículas nas festas e recepções registradas pelas lentes (opacas) de Amaur Jr. e outros tais; a serviço dessa corja, estão os pequenos e ativos mandaletes, os políticos nacionais. Constituindo uma sub-categoria em escala, os pequenos burgueses da política nacional constituem classe à parte da aristocracia - o baixo clero. Flertam e ambicionam o glamour daqueles de pedigree a quem servem e aos quais procuram imitar inclusive no "allegretto" das contas na Suíça, Caimans e outros hotéis pra dinheiro sujo espalhados por esse mundo mal conformado.
A sensação é viver amarrado com um grilhão no pé sob a ameaça do relho dos patrões. A sensação é a de um idiota, impotente frente aos desmandos, escândalos, absurdos e abusos perpetrados por essa camarilha que realiza atos secretos. Que paga salários milionários à ascensoristas, parentes, encarregados de garagem, motoristas e outros pequenos nababos do congresso nacional. Sem falar nos diretores e sub-diretores principescos sobre alguns dos quais pensam em "desovar" a culpa dessa farra com a res pública, a coisa pública, que afinal, se é pública, se conforma como uma meretriz... Mas, cá comigo penso que a mais baixa das meretrizes talvez se recusasse a atender os desejos de gente tão aplicada em lesar a Pátria.

Nenhum comentário: