Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

18 de jul. de 2009

ESTE É UM PAÍS QUE VAI PRA FRENTE

Nos anos setenta a ditadura militar de direita no Brasil tinha muitos lemas: Este é um país que vai pra frente; ladeira abaixo, eu completaria com justa pertinência. Depois era: Brasil, ame-o ou deixe-o! O mais depressa possível, seria indicado para aqueles que confessavam desacordo com o regime...
Dom e Ravel, uma das duplas não sertanejas mais escrotas que já existiram cantavam: "As praias do Brasil ensolaradas/lá láialá..." Enquanto os milicos mandavam prender e torturar mulheres, jovens, homens de esquerda, pessoal da imprensa e qualquer um que tivesse em seu poder livros considerados subversivos... Mas tudo passou. Não há mais motivação para protestos. Nesta "democracia" maravilhosa, mortos de fome, extasiados em frente aos televisores assistem Xuxa e Angélica. A última loira desfila em cenários paradisíacos, enquanto o povão carente de todas as mínimas condições para uma vida mais digna se delicia imaginando quando será a sua vez de vencer um concurso da TV e ir passear em Bariloche, que não sabe onde fica, mas não importa, saiu na TV.
Meu amigo Osvaldo Sargentelli, o homem da voz de trovão, que saudade do "VOX POPULI" da TV Cultura. Claro, não é do meu tempo, mas vi em tape. Saudade da qualidade de um "Ensaio" sob o comando de Fernando Faro. Pra redimir a atual brejeirada televisiva ainda bem que temos um Roda Viva, um Canal Livre e o nosso subversivo na linha de frente, Antonio Abujamra, que resiste entrincheirado no seu Provocações. O momento que mais gosto?? Os poemas que ele diz no programa.
Só alguns atores seriam dignos de representar a democracia dizendo poemas. Entre eles Antonio Abujamra, Valmor Chagas, Osmar Prado, Paulo Autran (saudoso) e Paulo José. Pra citar alguns. E, a dignidade dos poemas, a dignidade dos poetas, seres utópicos, humanistas, iluministas, apaixonados pela humanidade não condiz em nada com o ranço burguês, a mediocridade insossa hoje servida na TV aberta do Brasil sil sil - este país que vai pra frente sem sair do lugar.

Nenhum comentário: