Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

8 de fev. de 2009

AMOR, ORDEM E PROGRESSO


A navegação no Jacuí na década de quinze era a vapor. Haviam corrigido, ou iniciado a correção de nível das águas através da escavação de um canal no leito do rio. Permitindo atracagem de barcos de razoável calado nas margens do Passo do Fandango. Local em que décadas mais tarde (final dos anos 60) seria construída a ponte do Fandango.
Cachoeira do Sul no período compreendido entre a virada do século XIX para o século XX era uma florescente cidade. Progressista sob o trinômio máximo do positivismo "amor, ordem e progresso", (amor, nem tanto, pra ser exato). O Positivismo foi um movimento fundado pelo Conde de Saint Simon o airado Claude-Henry de Rouvroy. De quem o não menos doidivanas Augusto Commte foi discípulo - inclusive na demência.
Todavia, alheia a essa embrulhada, a população cachoeirense seguia atrelada aos princípios republicanos "positivistas" de Baltazar de Bem e Júlio de Castilhos...
Minha cidade hoje não possui mais o glamour aplopléctico característico das sociedades em que apenas uma casta conta como vivente. Embora hajam mandatários de toda sorte, e o populacho, como sempre, seja alvo de achincalhe pelas diversas camadas de autoridades. A coisa toda se encontra atualmente num patamar de conformidade pouco visto nas plagas riograndinas.
Uma burguesia minoritária, mas muito ativa e pertinaz, sofrena de maneira eficiente a grande maioria de pobres e remediados. Então posso concluir que passado um século desde a ascenção de Cachoeira a um lugar destacado na comunidade rio-grandense as relações entre as classes não melhoraram. Coisa essa impossível de se obter visto que, havendo classes desiguais hajam relações desiguais. Onde se pressupõe exista uma condição de autoridade de uma classe sobre outra. Isso a história ainda não mudou. Contudo, não dá mais pra tapar sol com peneira e as coisas mudarão, aqui e em toda parte, por bem ou por mal.

Nenhum comentário: