Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

19 de fev. de 2009

REFLEXO CONDICIONADO

Outro dia em um programa de entrevistas perguntaram a um político não ligado aos magotes de sujidade & trambiques vigentes em Brasília, o motivo de haver tanta impunidade contra os crimes do colarinho branco. Sobre isso eu havia falado do corporativismo dos poderes escudando-se entre si, amparando seus pares numa camaradagem nunca vista em nenhum país onde impere a verdadeira democracia.
Hábeis em sair pela tangente, as sanguessugas dilapidam o herário público. Se metem em negociatas, desviam verbas, superfaturam, roubam. Roubam descaradamente seguros de que a justiça, cega, e o código penal brasileiro ultrapassado nada poderão contra si - afinal o código penal está séculos aquem da esperteza de seus advogados. Mas, ainda resta responder qual o motivo do comportamento passivo da população frente a quadro tão aterrador. O motivo talvez seja cultural. Uma espécie de cacoete, de reflexo condicionado, atestando que por esses lados o mando é da "lei de Gerson" ( Gerson, meio campo da seleção de 1970 campeã do mundo no México - que aparecia num comercial de cigarros dizendo: você tem de levar vantagem em tudo, certo?).
Certo. Tão certo que por tal motivo toleramos a convivência de políticos ladrões, juízes lalaus, deputados traficantes, parlamentares contrabandistas, quadrilheiros e mequetrefes em geral. Em todos os níveis do poder, de cima para baixo. Do topo da pirâmide do poder até a base onde, de acordo com o verso do Biquini Cavadão vivem os "zés ninguém". Exatamente isso. Os zé povinho - incansáveis cordeiros, a oferecerem dóceis seus pescoços à lâmina afiada do matadouro.
[...] A exemplo dos vícios de linguagem, a prática dolosa e condenável da vigarice, o malogrado hábito de bancar o esperto, faz escola entre os brasileiros e denigre nossa imagem nos países de moral mais elevada. Confirmada a suspeita de que a advogada brasileira supostamente agredida por skinheads na Suíça forjou a história do ataque, nós brasileiros que chegamos a nos indignar contra as autoridades da Suíça, antiga Confederação Helvética (Swiss Eidgenossenschaft), ficamos com a cara no chão. Mais uma vez damos margem para que sejamos recebidos com desconfiança no exterior. Submetidos a tratamento ríspido, quando não violento, como foi o caso do compositor brasileiro Guinga vítima de agressão injustificável por um policial no aeroporto de Madri em janeiro deste ano.
Reputo ao "jeitinho brasileiro" metido a espertalhão essa desconfiança por parte dos estrangeiros, que passam vergonha ao virem no Brasil para fazerem turismo e serem assaltados. Como os recentes assaltos a hotéis visando roubo a turistas em um albergue em Copacabana e num hotel da Lapa. O irônico da coisa é a declaração de um turista europeu entrevistado sobre o assalto: - Como é o Brasil a gente já espera esse tipo de coisa.
A pergunta que não quer calar: - Até quando levaremos adiante essa cansativa brincadeira?

Nenhum comentário: