Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

20 de fev. de 2009

TROTES VIOLENTOS SÓ COM TROLES PREPARADOS

(Estátua da Justiça esculpida por Raul Costa Sobrinho, na fachada do Parlamento Português)
Lugar de trote violento é no prado. Quando bate o sino da última volta o condutor fustiga o cavalo e a charrete dispara. Nesse momento o trote se intensifica. Os músculos poderosos do animal mantem um ritmo acelerado de trote, que no entanto não pode - devido a estrutura da charrete (trole), passar a galope sem o perigo de tombar o carro.

A pista de trote tem um formato ovalado com duas curvas fechadas ao fim de cada uma das duas retas longas. Nessas pistas os conjuntos desenvolvem grande velocidade.

Mas o trote mencionado aqui nada tem em comum com o esporte praticado pelo "auriga" (condutor de bigas) Ben Hur - épico cinematográfico homônimo do herói interpretado por Charlton Heston. Nosso trote diz respeito aos universitários. E, para resumir toda polêmica suscitada em programas de rádio e televisão numa sentença única: Quando perguntaram ao mestre confucionista Lao Tsé, fundador da filosofia taoísta, se a a maldade deveria ser retribuída com bondade ele respondeu o seguinte: "- Se pagarmos a maldade com bondade, com o que pagaremos a bondade? A bondade deve ser retribuída com bondade e compaixão, a maldade deve ser paga com a justiça."

Transposta para o esquematismo ignóbil de nosso pensamento ocidental o luminoso esclarecimento do mestre Lao Tsé poderia encontrar a seguinte fórmula reduzida:

Deliberar, julgar e punir o dolo de ações perpretadas por um indivíduo ou um grupo em relação a outra pessoa ou outro grupo é mister exclusivo da justiça.

Nenhum comentário: