Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

13 de jan. de 2009

Dura lex, sed lex!

Em perene estado de sítio a sociedade brasileira discute (discute??) a queda da maioridade penal. Pela lei vigente o maganão é maior aos 18 anos, o novo "preço sugerido" quer reduzir pra 16 a maioridade. Quanta bobagem!
Tudo isso sob alegações idiotas do tipo: Precisamos examinar as conjunturas, os menores delinquentes são fruto de lares desagregados, sofreram maus tratos, estão em condição de risco social.
Como se isso justificasse a ininputabilidade desses criminosos, que, a exemplo do Champinha tem carta branca pra barbarizar qualquer um sem temor de uma pena além da prevista no fiasco conhecido como estatuto da infância e adolescência. Como se problemas em família, dificuldades e toda uma série de tribulações na vida fossem a explicação pronta pra quem tem má índole e não respeita a vida do outro.
Já dizia um famoso adágio popular: A ocasião faz o ladrão. E o que não falta aos menores infratores brasileiros é senso de oportunidade.
Independente de jovem ou adulto formado, na minha opinião o sujeito deve pagar pelos crimes que comete. Não interessa a idade de um criminoso. Pouco importa se foi coagido, intimidado, forçado a delinquir. Nesse caso poderia socorrer-se da lei delatando os corruptores. Quem comete crime tem de ser punido rigorosamente. E meu parágrafo de acréscimo à constituição diria isso:
- Não importam para a lei: o sexo, a condição de risco social ou bastança. Tampouco origem étnica ou credo religioso. Quem cometer crime será submetido aos rigores da lei; sem excessão.
Ou, como rezava um antigo comercial da Santa Marina: DURA LEX, SED LEX.


Adendo arrevezado: A propósito da guerra deflagrada por Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. A ação assumiu proporções absolutamente exageradas. Bombardear cidades palestinas visando destruir focos do Hamas é uma atitude covarde, de um governo frouxo que não tem coragem de enviar homens a pé, bairro a bairro, casa a casa por medo do número de baixas em suas tropas. Não apóio covardia em nenhuma circunstância. E Israel já passou dos limites faz tempo.