Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

28 de mar. de 2009

ABANDONAI TODA ESPERANÇA

Foto: G1 Portal de notícias da rede Globo/RJ.

Terceiro mundo. Pertencer a esse mundo, de terceira ordem, terceira categoria, terceira qualidade exprime exatamente qual significado objetivo? Talvez signifique ser a ponta de estoque, a linha de frente da boca de fumo. Mal trapilho, mal formado, disléxico, cretino e bem armado. Prestando serviço ao grande chefão incógnito. Esse ao contrário dos "bois de piranha" lá dos morros, varejistas muito desorganizados, vive à sombra dos "oitis" da fortuna. Não aparece jamais. Movimenta contas em paraísos fiscais, enquanto o outro movimento, movimenta-se via satélite trocando tiros com a polícia. Em pés de chinelo. Sem camisa. Brandindo boas pistolas e bons fuzis, mas, sem saber minimamente como utilizá-los. Sem conhecer táticas seguras para sobreviver à guerrilha urbana. A mortandade entre eles é enorme.




Terceiro mundo, terceira via, terceira vez, terceira tentativa. A qualquer momento em um país sério, de moral elevada, sem a picaretagem e a maracutaia, sem o relacionamento indecoroso & a proxenetagem estabelecidos entre as esferas do poder público e do setor privado, essa situação seria facilmente resolvida. Exterminada a figura do financista do tráfico o orgão público assumiria a comercialização de entorpecentes eliminando de vez a fraude na mistura das substâncias e a figura do meliante rés do chão. Não fosse a promiscuidade existente num país de leis frouxas manipuladas por políticos espertos, por ratazanas vorazes, haveria solução para todos os desmazelos.




Mas, a mentalidade terceiro mundista impede muitas coisas. Impede às mulheres vitimizadas por uma vida difícil e pobre, decidirem se querem ou não terem filhos, porque simplesmente é crime abortá-los. Impede aos homens usarem preservativos porque a fé católica reza o sacrossanto da função reprodutiva. Pouco lhe interessando se vão contrair ou disseminar a AIDS. A fé regula a vida do laico, como se fora a verdade máxima. Como se não fora a inutilidade estúpida e grosseira de um terceiro mundo acossado pela crendice supersticiosa. Crendices e parlendas, certamente não espalhadas pelo Cristo cuja mensagem única e distinta era: Amai-vos uns aos outros!




Terceiro mundo, terceira onda, terceira chance.

Nenhum comentário: