Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

21 de mar. de 2009

A BIGORRILHA & A PANTALHA


Cá nessas plagas incultas da pampa, onde já ameaça outono, mal e mal, costuma-se usar a corruptela: "bigorrilho" ao invés da forma correta bigorrilha, para designar um sujeito sem serventia.Um vagabundo.Um canalha, ou tal qual dizemos: um "alcaide".

Alcaide, título de um cargo equivalente a prefeito entre os mouros da península ibérica antes da reconquista cristã pelos idos de mil quatrocentos e la vai fumaça... Seria mesmo um vaticínio os rio grandenses denominarem "alcaide" qualquer sujeito tramposo, vil e ratoneiro, vivente a custa do povo?

Pois senhoras e senhores meus vizinhos leitores desta quase encíclica apostólica (Aproveitando o encejo:Lisiane não esqueci minha dívida aí na lancheria, não te preocupa! ), mas como dizia antes do mea culpa, meus vizinhos, se nossos antepassados já atentavam para o advento do "alcaide", bigorrilha ou intriguista, como queiram; como devemos nos portar frente a sangrias venais mais perigosas? Vejam vocês: O glorioso senado da República (velha senhora traída por uns e outros) tem um orçamento anual montando a três bilhões de reais ano. Repito: são três bilhões de reais por ano. É um PIB superior ao de muitos países adeptos dos genéricos - traduzindo: Contrabando.

Pois aquela casa símbolo da democracia (riso desbragado) consome (suga vorazmente) essa quantia derramada dos bolsos nacionais. E eu pergunto a vocês meus amigos, vizinhos & credores condescendentes: Até quando deixaremos espichar a pantalha para esconder os defeitos do abat-jour?
Senhoras e senhores, meus caros confrades e coleguinhas cidadãos votantes nos enfezados parlamentares elementares - my dear Watson! Há 181 diretores dentro do senado federal; é diretoria pra dar com pau! Haja pau! Diretorias inventadas ao melhor estilo enredo de carnaval. E tudo isso me faz lembrar o mestre Joãozinho Trinta e sua frase lapidar: "Quem gosta de pobreza é intelectual. Povo gosta é de luxo!" Acrescentaria á irretocável expressão: Não somente o povo aprecia o luxo. Safardanas & mequetrefes ascendendo socialmente graças às manobras eleitoreiras de carrapitos mechados - elencados às excelsas paragens a esguelha do "senatu" (câmara a qual os romanos se referiam como assembléia dos velhos) apreciam o fausto. Certamente a corte senatorial também, haja visto o número generoso de cargos e vantagens distribuídos a essa plebe serviçal. Cargos com nomenclatura pomposa para o regozijo dos subalternos quando declaram-se em voz alta: - Cicrano de Tal, diretor da subsecretaria de autógrafos e redação oficial. Fulano, coordenador da atividade policial.
Isso mesmo senhoras e senhores há uma polícia senatorial, certamente o uniforme dessa instituição é ao melhor estilo dos guardinhas pimpões dos tempos do cinema mudo. Mas as cacetadas desferidas por eles ardem mesmo no nosso lombo, e doem no bolso de cada cidadão desse imenso circo com lona armada de pantalha colorida.

Nenhum comentário: