Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

15 de mar. de 2009

INSIGNIFICÂNCIA DOCUMENTAL

Rembrandt - São Mateus e o Anjo
Ana Maria Braga, em uma de muitas entradas ao vivo no big bosta brother brazilzilzilzil, (agora com échio) com letra minúscula e com "z" de zorro e de "zoiúdo" com assento, disparou seu torpedo intelectual cuja carga bacteriológica é uma arma secreta de destruição em massa que pode contaminar milhões de mentes em fração de segundo: -Qual é a sensação de ter uma pessoa a menos na casa?
A inquirição da nossa professora se refere ao defenestrar de mais um desinfeliz daquele barraco chique onde não fazer nada e fofocar o tempo todo vale um milhão de reais. Além de fama isntantânea pelos quarenta e cinco minutos seguintes. Contudo, a pergunta de nossa querida apresentadora não faz sentido.

Senão vejamos:
a) todos os participantes não tem laços familiares; tampouco houveram ligações afetivas pré internação na casa. Relacionamentos estabelecidos ao acordo de cada indivíduo dizem respeito a sua necessidade psicológica de pertencer a um grupo (uma característica primata), por isso cada um deles vai buscar o reforço das alianças para uso de estratégias de permanência dentro da casa, e, por conseguinte, sobreviver às eliminações da competição.
b) Para todos os efeitos o reality show se trata de uma competição, de um jogo de habilidades comportamentais, para o qual pré disposiçao a chantagem, a manipulação da verdade, e outros tantos aspectos (habilidades) pouco recomendáveis do caráter humano contam pontos a favor. Tratadando-se de um jogo é natural haver uma eliminação progressiva entre os participantes.

A pergunta piegas da néscia apresentadora, temerária por se dar ao risco do improviso, não tem lógica ou cabimento. Aliás, em nenhum momento suspeitei a presença de um pingo da velha lógica cartesiana habitando o córtex do cabeção oxigenado & teratológico.

Todas as peripécias "assombrosas" flagradas ao vivo por um sem número de otários que pagam para ver o big brother, e pior ainda, telefonam atendendo aos apelos da emissora apara votarem nos candidatos à eliminação, vão do mixuruca ao sem propósito - sem preâmbulos nem comiseração. No vale tudo por dinheiro ninguém é poupado. Trouxas que assistem a maioria absoluta de idiotas murmurando asneiras diuturnamente dentro de uma casa, se dão ao trabalho de pagar caro pelo voto que dão, pios, caritativos de ajudarem a quem simpatizam no jogo, ou por outro lado convencidos de que seu voto é um ato de justiça. Pondo para fora do jogo o participante com quem não podem compactuar.

Cada votação representa um lucro astronômico para a emissora. Mas, os otários de fora e os otários de dentro assinaram uma espécie de contrato de exclusividade. Os de dentro, de fato estão sob força de promessa, da palavra empenhada, os de fora se encontram magnetizados frente as telas de computadores e teves espiando a vida no aquário porque suas próprias vidas não tem nehuma graça.

Nenhum comentário: