Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

4 de mar. de 2009

QUEM DÁ MAIS?





O Rio de Janeiro continua lindo. Verso de Gilberto Gil na canção Aquele Abraço, felizmente ainda se confirma a opinião do baiano ex ministro da cultura, pela qual, pouco, nada fez. O Rio de Janeiro continua lindo.
O Rio de Janeiro decantado paraíso do tráfico: Com estardalhaço e efeitos cinematográficos as câmeras da mídia nacional e internacional acompanham unidades da polícia no confronto contra traficantes. Estouram-se bocas de fumo. Intensa fuzilaria. Troca de tiros. Balas perdidas, achadas por cabeças civis "raspando catulê" à força. Bolando pro santo pra nunca mais... A miséria se confronta com a remediada farda á beira da miséria para trocarem projetéis de variado calibre. A pequena praça de guerra morro acima transforma em caos a vida da comunidade. Essa comunidade acostumada viver à margem.Uma vida dedicada á pirataria. Fazendo "gatos" em redes de água, telefonia, tv a cabo, internet e energia elétrica - e tem mais de fazer mesmo...
Porém, nessa arena cotidiana onde defrontam-se meliantes & paladinos da justiça somente uns poucos saem vencedores. São os arquitetos dessa balbúrdia desorganizada. Os colarinhos brancos os quais, neste país, chamam-se de "doutores", mesmo não havendo os gajos passado perto de uma faculdade de medicina (bobagem, qualquer um pode se doutorar em muitas especialidades).
Figurões da política que desviam grana pública fazem maior dano à sociedade do que os "pontas de estoque" das bocas de fumo. Tem prerrogativas e imunidades parlamentares, alimentares & corpo fechado nas macumbeiras classe "AA". Não vão pra cadeia mesmo comprovadas suas fraudes, falcatruas e bandalheiras em geral. São os profissionais do ganho nas casas parlamentares federais, estaduais, municipais. Nada os pode parar.Usam de slogans oficiosos do tipo: Rouba mas faz!
E essa ciranda (infelizmente não pertencente à querida Lia de Itamaracá) continua sua gira neste país de faz de contas. Quem se importa? O país está há venda, pessoas estão à venda, a dignidade se compra relativamente barato. Quem dá mais?

Nenhum comentário: