Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

11 de mar. de 2009

TUDO A VER... A EDUCAÇÃO E NÓS, OTÁRIOS PLANTONISTAS






É sabido que, por lei regulamentar, uma obra musical ou literária, com setenta anos ou mais se torna domínio público, certo? Aí "vareia" é a alternativa correta... Enfronhado em mil pesquisas de ordem musical & folclórica, fui, alegre e pimpão da vida recorrer ao "goole books" para baixar uns livrinhos de folcloristas como Mário de Andrade, Melo Morais Filho, Luciano Gallet, Câmara Cascudo e pasmem: Alfredo de Sarmento - pesquisador do século XIX; todos os livros pretendidos com setenta anos ou mais.
Resultado: A "filhadaputice" indiscriminada no Brasil permite a empresas como livraria Saraiva, Submarino, etc. Comercializarem na internet obras didáticas que deveriam ser de domínio público há tempo. Impedindo o download gratuito.

Mas nem tudo está perdido; e viva o Tio Sam. Bibliotecas como a da Universidade de Chicago, a UCLA de Los Angeles, Harvard etc. não só tem essas obras como as disponibilizam para download na internet. Basta para isso conhecer um pouquinho de inglês e cadastrar-se.

Envergonhado por ter de recorrer a um país estrangeiro para baixar obras de autores brasileiros e portugueses que deveriam estar disponíveis conforme reza a lei, tive de me conformar. Afinal precisava dos livros. Enquanto, certamente, aqui no Brasil alguém está levando uma boa grana com tudo isso.
Esse tipo de canalhice institucional de um sistema que não faz porra nenhuma pelo povo justifica a merda e a corrupção na qual este país sempre esteve chafurdado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei.
Portugal