Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

2 de ago. de 2008

Dia de Todos os Santos

O filósofo, arqueiro, espadachim, dublê de escritor & macumbeiro "soft" Paulo Coelho llança mais um "missil literário - ou quase": "O Vencedor está só". Duzentos mil exemplares vendidos na arrancada. ETA NÓIS! Quase simultaneamente o jornalista Fernando Morais anuncia o lançamento da biografia de Paulo Coelho, livro intitulado de maneira bastante apropriada: "O Mago"... Paulo Coelho como pessoa pode até ser boa gente, um sujeito que me parece tímido, introvertido às vezes. Mas, quando se investe da persona do escritor a coisa toda degringola. Não sou leitor assíduo de Paulo Coelho, porém já li, à guisa de curiosidade O alquimista e Brida. E No único comentário possível sobre sua escrita é o seguinte: Uma literatura infantilóide, fraca quanto à criatividade. Uma escrita pavorosa, repleta de lugares comuns, colofões, sem falar nos adágios e provérbios reciclados. Temática mesmeira. Enfim, péssima. Por que vende tanto? Ora justamente por isso. Não é bagulho a coisa que mais se vende no mundo hoje em dia? Não é bagulho o produto que intoxica e rapidamente provoca dependência no usuário? Ninguém quer pensar - pensar cansa. Os burros morrem pensando, não dormindo.
(...) Mudando radicalmente de assunto. Quero informar a quem por acaso não saiba que ontem dia primeiro de agosto foi comemorado (por aqueles que conservam a tradição) o dia do MARACATU. O MARACATU se trata de uma dança dramática de origem afro-brasileira hoje sobrevivente nas tradições folclóricas de Pernambuco que remonta aos idos do século XVIII. Suas raízes, entretanto estão fincadas muito mais profundamente. O MARACATU segundo folcloristas como Mello Morais e Arthur Ramos originou-se de uma dança dramática muito mais antiga: O CUCUMBI ( a palavra Cucumbi vem do dialeto quimbundo e significa, festa da puberdade; sua origem é dada igualmente como vinda de "cucumbre": comida de preto). Essa dança dramática que originou o Maracatu e outras manifestações de natureza semelhante foi registrada por primeira vez na Bahia ainda no século XVI. Para aqueles curiosos que desejem se aprofundar no assunto eu recomendo a leitura dos seguiintes autores e suas respectivas obras: Flausino Rodrigues Vale - Elementos do Folclore brasileiro; Mario de Andrade - Danças Dramáticas do Brasil, tomos I, II e III. Coletânea organizada por sua ex-aluna também pesquisadora Oneyda Alvarenga; Arthur Ramos - O folclore Negro do Brasil ; Luis da Câmara Cascudo - Antologia do Folclore Brasileiro. Esses são apenas alguns dos autores e livros que podem servir para aprofundar os conhecimentos dos interessados pelo assunto. Ah! E antes de finalizar quero agradecer aos amigos Lima Trindade (escritor brasiliense radicado em Salvador) pela pesquisa realizada a meu pedido e ao compositor e professor de história camarada Giovanni Mesquita pela gentileza de mo ter emprestado valiosos livros. Não nos esqueçamos jamais da máxima de Voltaire: "Excistem dois tipos de idiotas: Os que emprestam livros, e os que os devolvem". Camarada Giovanni, calma, por favor, pois pertenço ao segundo tipo. (...)Té mais.

Nenhum comentário: