Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

13 de ago. de 2008

É SEM Q-SUCO

Não adianta nada. Não é possível aliviar mesmo. Depois de colocarem uma menina mais formosinha (meninas na China são abandonadas aos montes em orfanatos que lembram os filmes da série Hellraiser - há matéria sobre isso no globo repórter de 2002 se não me engano) dublando a dentucinha dona da voz da canção no dia da abertura, o país dos pandas - Mao Tse Tung era um panda disfarçado de troglodita, se embrenha noutras pixotadas. Na ordem:
1) Atentados espocam na província de Si Chu Han (desconheço a grafia correta) que fala um dialeto quirguiz; mesma língua do cazaquistão. A região inteira treme como gelatina.
2) As autoridades restringem acesso básico da imprensa. Quando aconteceu um grave acidente com um acrobata francês Florian Januel que ao cair fraturou a vértebra toráxica e corre o risco de ficar paraplégico. Internado no hospital militar 301 em Beijing - ou Pequim, como queiram, ninguém sabe nada de seu estado de saúde há mais de 40 horas.
3) Continua a censura a sites da internet. Além do que os leões-de-chácara chineses impedem livre acesso dos repórteres as delegações de atletas dentro de vila olímpíca.
Isso é que dá um país totalitário se meter numa empreitada dessas. Não bastasse as bugingangas que vedem a preço baixo pro mundo inteiro, os chineses querem passar a imagem de país rico, cujo crescimento está assegurado. O que se assegura nos próximos vinte anos na China é uma guerra civil por comida e água potável. O que está assegurado é a contra-revolução, aliás não se pode chamar assim a revolta a seguir, pois nunca houve uma revolução socialista na China. Só que vender a idéia para o resto do mundo de ser uma potência mundial custa caro. A China não tem cacife a médio prazo (20, 30 anos) pra bancar esse jogo. Sem um parque tecnológico realmente de ponta. Carecendo de produtos básicos como alimentos, medicamentos etc. A China vive na ilusão de um crescimento sustentado por uma indústria ultrapassada e poluidora que na maior das vezes consegue exportar barato artigos que países como os Estados Unidos se recusam a fabricar por não haver compensação quanto ao custo-benefício. Assim a China supre a demanda das Américas (todo continente) por botões, pentes, chips de computador, chinelos, escovas, vassouras de nylon e é claro, seda. Produto remanescente do velho império que totalitaristas insistiram em produzir. Afinal, foi a seda nos primeiros anos da China independente que financiou as mordomias do pc chinês. Até mais...

Nenhum comentário: