Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

4 de ago. de 2008

Secos & Molhados Parte I

Nos idos de setenta o velho Antonio Rodrigues , apelidado "Catimbau", estava cansado do ofício de vendeiro. Padrinho de minha mãe, Catimbau era um pernóstico. Vendeu o armazém bem sortido para um simplório, o bonachão Aldomiro, e, devido ao hábito de vender fiado Aldomiro em pouco tempo foi à bancarrota.
Catimbau, ou "pai velho" como eu o chamava, apreciava alguns seriados de tevê da época. Eu assistia com ele as atrações vespertinas na tevê gaúcha pela tela P&B do novíssimo televisor Telefunken. Tom Mix, Django, Os Patrulheiros, Rin Tin Tin e Viagem ao Fundo do Mar. Contudo, para minha infelicidade pai velho abominava comédias. Por isso quando as chamadas anunciavam Batman, Perdidos no espaço ou I Love Lucy como próximas atrações ele desligava a tevê.
Porém a maior paixão na vida de Antoninho Catimbau não eram os ingênuos seriados da época ou as extrações da loteria federal conferidas duas vezes ao dia de segunda a sábado às 14 e às 18 horas. Conforme permitisse a sinfonia de ruídos da estática nos alto-falantes do enorme rádio de mesa valvulado marca Telefunken - como a tevê. Posto sobre uma pequena cômoda entre as camas no quarto do casal. (Catimbau e a mulher Candoca dormiam há muitos anos em camas separadas). Então, como dizia sua maior obsessão não eram os seriados nem a loteria, mas o vício do carteado. Um jogo em particular: o pif-paf. Vez ou outra reunia alguns amigos, gente da redondeza, desocupados ou aposentados como ele e o joguinho a dinheiro (coisa micha pros velhinhos não suarem) se armava no amplo galpão nos fundos do terreno junto ao imenso e variado pomar. Pomar frequantado por mim com verdadeiro entusiamo e obstinação. De tanto gosto pelo pif-paf Catimbau, às vezes jogava sózinho. Quando lhe perguntavam com quem jogava, respondia bravo: "-Com o diabo!" Para escândalo da mulher, dona Candoca cujo nome era Enedina. Católica ortodoxa e beata, ao ouvir tal coisa se persignava, enquanto certamente lhe passava um calafrio...
A grande casa de alvenaria de frente para a avenida Bento Gonçalves tinha na parte contígua à calçada a peça onde funcionava o armazém. Esse cômdo foi posteriormente alugado e virou uma relojoaria. Por um profundo corredor lateral se chegava até a porta da sala da casa de pai velho. E, mais adiante até a janela da cozinha onde ele estabeleceu sua modesta "tenda". Mesmo tendo vendido o bolicho e se aposentado Catimbau continuou seus biscates. Anotando jogo de bicho e vendendo cigarros. Pela janela da cozinha ele alcançava suas mercadorias à clientela. O dinheiro era posto numa frasqueira de couro preto, posta sobre um aparador baixo ao lado da geladeira marca Figidaire... De confiança na casa muitas vezes fiz o troco para os fregueses de pai velho... Vez ou outra ganhava umas moedas e me3 sentia muito bem pago.

Nenhum comentário: