Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

23 de nov. de 2008

Brincadeira de criança??

Dentre as inúmeras brincadeiras, peripécias, jogos e folias alguns apresentadores de programas infantis da televisão brasileira promoviam concursos bizarros. Um desses era incentivar seus preciosos "baixinhos" a rebolar sobre a boca de uma garrafa de cerveja para 600ml posta em pé sobre o centro do palco.
As competições de todos os tipos exploravam certa animosidade (sexismo) existente na infância entre os gêneros. Todas as provas se compunham por rivalizar um time masculino e um feminino. Pedagogicamente incorreta, essa divisão não é nada saudável. Mas pouco se lhes importava - aos apresentadores e produtores - gerar uma espécie de regra maniqueísta. Subliminarmente afirmativa da impossibilidade de co-existência produtiva e cooperação entre meninos e meninas. Tal política de exclusão parecia inocente, porém sinaliza de modo enfático ser o parceiro ideal ou grupo ideal todo aquele com o qual as crianças têm maior identificação. Ou seja, a quaisquer outros a melhor escolha é sempre a de um congênere. Essa era atitude recomendada: descartar, sempre que possível as diferenças. Sem dúvida uma espécie de "apartheid".
Também a sexualização precoce das crianças não é exatamente uma novidade. As meninas principalmente são expostas a uma erotização agressiva por parte da sociedade. Sociedade cujos preceitos morais baseados na moral judaico-cristã corromperam-se e de modo ambíguo acusam os modos imorais desse ou daquele reprovando o afrouxamento do comportamento o qual,de modo contraditório, toleram.
Imitações consideradas "graciosas" da parte das meninas, de performers como "mulher melancia", "mulher maçã", e outras tantas personagens do mambembe nacional estimulam a erotização porque reproduzem o comportamento das referidas "artistas" e suas maneiras apelativas ao sexo.
Tal permissividade sempre foi a tônica na sociedade brasileira. E censurar essa ou aquela manifestação pontual nunca será resposta efetiva para o problema grave da "bandalha generalizada" nos meios de comunicação de massa.
Educação. Oferta de qualidade cultural. Estímulo ao desenvolvimento intelectual das crianças; fomento e incentivo à leitura. Isso sim modifica a tendência a um comportamento reprovável. Volvendo a atenção do indivíduo para questões de real importância na formação de seu caráter.
Portanto essa crise moral decantada há duas ou três gerações decorre , dentre outras coisa da perda do poder paterno, do desmazelo e da falta de disciplina na educação dos filhos. Do excesso de tolerância familiar e social ao que é reprovável e indecente, e tais responsabilidades cabem primeiro às famílias, depois ao sistema de ensino. Principalmente ao público - para onde se destinam amaioria dos alunos, há muitos anos em situação decadente (quanto a método e pedagogia) e falimentar.
Tanto a sociedade quanto as rdes de ensino públicas e privadas precisam repensar urgentemente o teor e os métodos da educação oferecida em casa e nas escolas aos futuros dirigentes deste país. Para que os escândalos tão comuns a nós hoje diminuam em ordem de ocorrência e proporção.
Tenho certeza que para muitos meu discurso parece conservador. É conservador, ou quer ser, mas insisto, apesar de não ter sido abençoado com filhos tudo quanto tenho visto não me agrada nenhum pouco. Quem duvida basta dar uma espiada no programa Super Nani do SBT que vai ao ar todos os sábados á noitinha e conferir exatamente sobre o que estou falando.