Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

12 de nov. de 2008

SARAVÁ, XALEDEBARADÃ!

Muitas e muitas vezes desejei ser mais realista. Menos piegas. Muito mais objetivo, pragmático. Menos, muito menos esperançoso, ingênuo, trouxa. Mas, otário nasce feito, então... Nada a fazer.
Bueno! Por esses dias ando meio "desasado" como se diz cá por essas bandas. Nada assim tão grave. Uma tristezinha básica. Entretanto, de lá de um cantinho recôndito no peito, quem me espiava tímida? Ela, a tão afamada esperança. Sendo assim o chororô é breve. E vamos indo em frente que esse trem tá lotado de gente, e, é expresso.
(...) Pra quem gosta de música brasileira e não viu o dvd produzido pelo francês Pierre Barrouh que saiu pela Biscoito Fino, vale a pena conferir. Não bastassem as figuras notáveis de Pixinguinh e João da Bahiana lá estão Baden Powell, Paulinho da Viola e Maria Bethania ( estes últimos bem mocinhos na década de sessenta) - a primeira filmagem do documentário foi rodada em fevereiro de 1969, época brava no Brasil. Há os extras do dvd, onde aparece um artista impagável. Trata-se de um compositor do morro do Cantagalo. Adão dos Santos Tiago - de nome artístico Adão Xalebaradã ( Xaledebaradã significa: Princípio, meio e fim em Yorubá). Esse legítimo compositor popular deixou como registro apenas um disco: Escolástica. Pelo selo Ambulante em 2003. Adão Xalebaradã, falecido em janeiro de 2004 no RJ, compôs mais de 500 músicas. E quem quiser ouvir algumas das suas canções tem como recurso buscar na web. A pesquisa do google propicia acesso rápido e relativamene fácil aos trabalhos do artista.
Além dessa revelação promulgada por Pierre e pelo cineasta Walther Salles na emenda de Saravá feita em 1998; o filme todo é uma aula de brasilidade. Sensível. Ora alegre, ora melancólico. Lírico e delicado como só o samba e o compositor popular brasileiro sabem ser.

Nenhum comentário: