Casa d'Aldeia é a casa original, a mais antiga habitação de minha cidade natal Cachoeira do Sul. Habitação, que, igual a cidade, apesar de tantos golpes de vento e borrascas sazonais teima em manter ao menos duas paredes de pé. Casa d'Aldeia é a minha casa. Seja bem vindo a ela!
Portuguese English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

twitter orkut facebook digg favorites mais

19 de nov. de 2008

Vícios de linguagem

O emprego do advérbio de lugar "aí" virou praga na locução brasileira. Antes limitado aos narradores futebolísticos, o afamado advérbio de lugar migrou para outros setores do jornalismo rádio televisivo. Um vício de linguagem horroroso!
Diariamente os malventurosos néscios inflados e ridentes, enfunam velas soprando palavrório rumo aos ouvidos desprotegidos dos telespectadores e ouvintes desavisados. Por osmose, tais vícios são incorporados ao falar de toda gente, transformando-se em pandemia incontrolável.
Exemplo claro disso é a locução adverbial "com certeza", cujo uso indistinto como bordão pela apresentadora Leda Nagle disseminou seu emprego Brasil afora. Tal locução adverbial infestou de tal forma a linguagem coloquial, a ponto de qualquer um, em qualquer circunstância imaginável ou não achar um jeito de encaixar no meio de seu discurso um: "com certeza". Fazendo uso desta expressão como substituto de uma simples afirmativa ou negativa - pasmem! Isto em face de um outro grave problema midiático nacional: as perguntas indutivas. Felizmente, podemos contar (nos dedos) alguns entrevistadores preparados. Aparentemente imunes à epidemia de estupidez.